“Só é assustador porque não é familiar, não porque sou incapaz” 🌻
- Fabi Gillet
- 31 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Dia desses li a seguinte frase:

E vem sendo quase que um mantra para mim desde então. Neste início de semestre muitas mudanças ocorreram na minha vida, dentre elas novas oportunidades no campo profissional que me deixaram super empolgada e insegura na mesma proporção, como a oportunidade de lecionar numa Instituição de Ensino Superior.
Essa insegurança reside no sentimento de ainda não ter experiência suficiente no campo profissional, gerando um receio das novas experiências que irão demandar novas responsabilidades e comprometimentos, fazendo com que de algum modo me sentisse incapaz e alimentando uma ansiedade sem tamanho.
Felizmente estou rodeada por pessoas, família e amigos, que me apoiam e incentivam e muitas vezes nesses momentos eu me apoio na confiança deles em mim para ter coragem de abraçar as novas oportunidades. Só que é claro que não posso fazer isso sempre, afinal, se eu não construir uma confiança em mim mesma as coisas não vão se sustentar ao longo do tempo.
Me propus, então, a olhar com mais atenção e admiração para mim. Quando a gente fala de autoestima e amor próprio muito se fala da questão estética corporal, mas não podemos de modo algum esquecer do modo como olhamos para si mesmos para além da nossa aparência. Isso nos ajuda não só a nutrir bons sentimentos pessoais como também nos ajuda a perceber nossas qualidades e habilidades, assim podemos sempre nos atentar ao que gostaríamos de aprimorar, melhorar ou o que gostaríamos de aprender.
Assim, esse sentimento de incapacidade passa a ser muito menos corriqueiro. Não vou mentir e dizer que ele vai sumir, afinal, estamos em uma sociedade capitalista neoliberal que a todo momento vai nos fazer cobranças a fim de alcançar um mérito e realizações inalcançáveis. Mas, nutrindo essa consciência pessoal podemos administrar melhor esses sentimentos e ressignificá-los.

Experiências e oportunidades novas são novas chances de aprender ou aprimorar nossas habilidades.
Vamos desmontar essa crença de que só podemos fazer o que já conhecemos, e vamos abraçar a coragem de explorar territórios novos!
🚀 Desbravando o Desconhecido
A verdade é que tudo é assustador até que você se torne íntimo dele. Nós já somos dotados de capacidade, só precisamos da experiência para desenvolver nossas habilidades, melhorarmos e ganharmos confiança. Você lembra da primeira vez que andou de bicicleta? Ou quando cozinhou pela primeira vez? Nós só nos tornamos melhores nessas habilidades se as praticarmos e nos dedicarmos a revisar nossos erros e investir nos acertos.
💡 Dica da Coragem #1: Um Passo de Cada Vez
Não há necessidade de mergulhar de cabeça em uma nova situação. Dê um passo, mesmo que seja pequeno. Cada passo traz familiaridade, e logo aquela coisa assustadora não vai parecer tão intimidante.

Antes de conseguir tentar uma vaga para professora numa faculdade eu busquei me me capacitar e além disso, ter contato com a área previamente. Ministrei oficinas, fiz estágio de docência, conversei com colegas professores, observei meus professores. Assim, consegui perceber que apesar do sentimento de incapacidade eu já havia tido experiências anteriores onde pude reconhecer a minha capacidade e começar a trabalhar minhas habilidades.
💡 Dica da Coragem #2: Tropeços São Passos
Você se lembra das suas primeiras pedaladas numa bicicleta? Provavelmente não foi uma jornada perfeita, mas cada vez que você perdeu o equilíbrio, você aprendeu algo novo. Assim é com tudo o mais na vida. Cada tropeço é um passo em direção à maestria.
💡 Dica da Coragem #3: Celebrando o Progresso
Em vez de se concentrar no destino final, celebre cada conquista ao longo do caminho. Quando algo assustador se torna familiar, brinde a si mesmo. Faça um gesto de vitória, um high five no espelho - você merece! Confesso que neste ponto peco bastante, então faz parte do meu esforço diário reconhecer minhas conquistas e celebrar meus pequenos e grandes progressos.
💡 Dica da Coragem #4: Rede de Apoio
Construa uma rede de apoio que lhe incentive e lhe ajude nos momentos de insegurança. Pessoas que torçam por você, que respeitem sua dedicação, que destaquem suas qualidades e também lhe orientem acerca do que pode melhorar. Seja familiares, amigos, colegas de profissão, professores, busque ter por perto pessoas que lhe impulsionem!
Lembre-se de que tudo o que um dia foi desconhecido se tornou familiar para nós. Não deixem que o medo do novo os detenha. Vamos abraçar a coragem de sermos iniciantes e ver onde isso nos levará!
Até nossa próxima descoberta juntos!
Comentários